Facebook multado em 265 milhões de euros por falhas na privacidade

O regulador de privacidade de dados da Irlanda impôs uma multa de 265 milhões de euros ao Facebook esta segunda-feira, elevando o total de multas ao grupo Meta para quase mil milhões de euros.

Esta decisão resultou de uma investigação, que teve início em abril de 2021, relacionada com a partilha de vários dados pessoais na internet depois de terem sido recolhidos pelo Facebook.
Esta é a quarta multa que o Comissário de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) da Irlanda aplica contra uma das empresas pertencentes à Meta. O DPC é o principal regulador de privacidade da empresa na União Europeia, uma vez que é o país europeu onde a Meta está sediada. Detém mais de 13 investigações pendentes sobre o grupo de redes sociais.
Além do pagamento da multa, o Facebook ficou também obrigado a adotar uma série de medidas para corrigir estes problemas de segurança.
Já em setembro, o órgão fiscalizador multou o Instagram com uma multa recorde de 405 milhões de euros, decisão à qual a Meta já avançou que irá recorrer.
O regulador irlandês afirmou num comunicado que outros reguladores relevantes da União Europeia tinham sido consultados e que concordaram com a decisão, foi partilhado um projeto de decisão com os outros reguladores através do sistema de “balcão único” que é utilizado pelo bloco para regular grandes multinacionais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...