Eleições estaduais e locais adiadas 8 dias na Nigéria
A Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC, sigla em inglês) da Nigéria adiou as eleições para o cargo de governadores de Estado e para as assembleias locais por uma semana. O escrutínio tinha sido agendado para este sábado, dia 11. Deste modo, irá ter lugar no dia 18 de Março.
A oposição tinha solicitado uma verificação às máquinas de votação electrónica, todavia o tribunal rejeitou a queixa. Contudo, a comissão eleitoral adiantou que o pedido legal tinha acabado por atrasar os preparativos e que as máquinas não estariam prontas a tempo.
Esta não é a primeira vez que eleições são adiadas no país. Em 2019, as presidenciais e parlamentares foram adiadas por uma semana. O órgão eleitoral invocou questões logísticas.
Recorde-se que a INEC, numa tentativa de melhorar a transparência do processo, introduziu pela primeira vez o Sistema Bimodal de Acreditação Eleitoral (BVAS) como parte das novas tecnologias utilizadas nas eleições deste ano.
Contudo em relação às eleições presidenciais realizadas no passado dia 23 de Fevereiro e que deram a vitória ao candidato apoiado pelo partido no poder, Bola Tinubu, vários observadores e partidos da oposição identificaram enormes atrasos na votação e falhas no sistema, tendo o carregamento de boletins de voto permitido uma grande disparidades de votos.