Cimeira EUA-África abordada ontem na cidade de Luanda

O Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, avaliou, na manhã desta quinta-feira, em Luanda, com o Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Tulinabo S. Mushingi, pormenores relativos à preparação da realização da Cimeira EUA-África, a decorrer em Washington, de 13 a 15 de Dezembro deste ano.
As duas entidades que se encontraram no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores aproveitaram o momento para fazerem uma abordagem da cooperação bilateral e passar em revista questões ligadas ao multilateralismo.
A Cimeira EUA/África anunciada recentemente pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, visa colocar à mesma mesa líderes africanos e norte-americanos para a discussão de questões de interesse comum, com vista ao fortalecimento das relações entre os dois continentes.
Além de estreitar os laços de cooperação entre os dois continentes, noa mais variados domínios, a cimeira visa também o fortalecimento das condições de saúde regional e global, a promoção da segurança alimentar, e assegurar a paz e segurança, assim como responder à crise climática e ampliar os laços com a diáspora.
Durante a audiência, o Embaixador norte-americano em Angola elogiou o apoio e empenho do Presidente João Lourenço, na resolução da instabilidade na região dos Grandes Lagos, com destaque para o conflito que perdura entre o Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC). Agradeceu também a posição do Governo angolano no processo de votação realizado ontem, quarta-feira, 12 de Outubro, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque sobre o conflito Russo-Ucraniano. Angola votou a favor da resolução sobre integridade territorial da Ucrânia durante a décima primeira Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral da ONU.