Ciclone “Freddy” pode atingir a costa de Moçambique
O ciclone tropical “Freddy”, que se formou na região da Austrália, tem-se movimentado, nas últimas horas, em direcção a Madagáscar, e poderá atingir o canal de Moçambique entre os próximos dias 23 e 24 deste mês.
Segundo as projecções do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) de Moçambique, o sistema poderá rapidamente chegar a Moçambique, pois movimenta-se a uma grande velocidade, sendo que logo que atingir Madagáscar em menos de um dia pode entrar em território moçambicano. O INAM diz estar a monitorizar o fenómeno que caso as previsões se confirmem, poderá causar estragos.
“Há uma grande indicação de que este sistema poderá chegar à costa do nosso país, as águas estão muito quentes, então, tem condições de entrar com grande potencial, em termos de intensidade do vento. Esse sistema poderá entrar como sistema tropical categoria 3 ou mesmo como ciclone tropical intenso de categoria 4, mas nós estamos a mapear esse sistema e, nas próximas horas, nos próximos dias poderemos dar aquilo que é atualização da informação sobre esse sistema”, afirmou Acácio Tembe do INAM.
Para o chefe do departamento de bacias na Direção Nacional da Gestão dos Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos, a situação das bacias é preocupante. “Se formos cruzar com a informação do INAM, no caso do ciclone Freddy atingir as áreas, por exemplo, da região centro, nós temos essa bacia em alerta máximo. É de elevado risco, juntamente com a bacia do rio Licungo, embora não esteja em alerta neste momento, mas é uma bacia que também preocupa bastante por causa do seu nível de exposição”, defendeu o especialista.
Recorde-se que no início deste mês o sul de Moçambique, particularmente as províncias de Gaza e Maputo, foram fustigadas por cheias, na sequência de três dias de chuvas intensas, o que resultou na morte de nove pessoas, tendo afectado cerca de 40 mil.