Carolina Cerqueira em Marrocos para reforçar relações bilaterais

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, está desde ontem em Marrocos, para uma visita de trabalho de quatro dias, até 27, que tem como objectivo reforçar as relações entre os dois países, nomeadamente no domínio parlamentar.

Durante esta visita, Carolina Cerqueira vai discutir com os Presidentes da Câmara dos Representantes e da Câmara dos Conselheiros, Rachid Talbi Alami e Enaam Mayara, respectivamente, formas de consolidar e alargar a cooperação entre os dois países, refere o Maroc Diplomatique.

A presidente da AN viajou com uma delegação que inclui o Secretário-Geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e os deputados Alcides Sakala Simões, Maria Antonieta Josefina S. Baptista e Narciso Damásio dos Santos Benedito.

A visita enquadra-se no reforço da nova dinâmica iniciada em 2017 entre Marrocos e Angola, na sequência dos encontros entre o Rei Mohammed VI e o PresidenteJoão Lourenço, a 29 de Novembro de 2017 em Abidjan e a 29 de Abril de 2018 em Brazzaville.

Angola e Marrocos desejam elevar o nível das suas relações e promover a cooperação bilateral, nomeadamente ao nível parlamentar.

Carolina Cerqueira manifestou, durante encontros com a embaixadora do Reino de Marrocos em Luanda, Saadia El Alaoui, a sua vontade de desenvolver a cooperação entre os dois países em vários domínios, através da diplomacia parlamentar.

As relações políticas e diplomáticas entre o Reino de Marrocos e a República de Angola remontam ao início do processo de luta de libertação nacional dos povos africanos contra o domínio colonial.

Após a independência de Angola, os dois governos decidiram estabelecer relações diplomáticas, criando embaixadas em Rabat e Luanda.

Em Outubro de 1988, foi assinado um Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira sessão da Comissão Bilateral Mista Marroquino-Angolana em Rabat, em Outubro de 1989.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...