Carolina Cerqueira: “África dará um futuro promissor às novas gerações”
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, assinalou hoje, Dia de África, o compromisso dos deputados angolanos no sentido da construção de um continente cada vez mais desenvolvido e inclusivo, pacificado e integrado. Numa mensagem a propósito do 60.º aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana, hoje designada União Africana, Carolina Cerqueira destacou o potencial económico da região, a juventude da sua população e a importância de se promover um desenvolvimento sustentável.
“Gostaria de, em nome de todos os deputados à Assembleia Nacional, manifestar o nosso comprometimento para o alcance dos objectivos de uma ÁFRICA integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos seus próprios cidadãos”, refere.
Carolina Cerqueira lembrou que África tem “um potencial económico extraordinário, caracterizado por uma população jovem em franco crescimento, inúmeros recursos naturais e uma biodiversidade imponente capaz de promover um desenvolvimento sustentável para a ÁFRICA que queremos, no quadro da agenda 2063”.
“Por isso, todos os dias dos nossos trabalhos procuramos, com os nossos parceiros sociais, quer a nível nacional como a nível regional e global, tornar efectivo o sonho de uma África em que prevaleça a justiça social, o Estado democrático de direito, a equidade e a prosperidade para todos”.
“Hoje, é também um dia especial para reiterar o apelo ao silenciar das armas em troca do diálogo e da concórdia bem como mobilizar toda comunidade africana para juntos trabalharmos no sentido de alterar o estado de uma ÁFRICA ainda marcada por muitos desafios como o da fome e extrema pobreza, das doenças endémicas, dos crimes transfronteiriços, das violações dos direitos humanos e da justiça, da boa governação e democracia, defesa do ambiente, ameaças e catástrofes naturais causadas pelas alterações climáticas, desenvolvimento sustentável e crescimento económico inclusivo e duradouro”, acrescenta.
“Com o contributo e o concurso do trabalho árduo de todos, ÁFRICA será um continente melhor e renovado de esperança, bem-estar e de um futuro promissor para as novas gerações”, conclui.