Brahim Ghali reeleito líder da Polisário

Brahim Ghali foi eleito, esta sexta-feira, dia 20, para um terceiro mandato à frente da organização Frente Polisário, no 16º Congresso daquela força que encerrou este domingo, marcado por fortes tensões internas.

Ghali, de 73 anos, foi reeleito como líder da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), com 69% dos votos, contra 31% do seu oponente, Mustapha Bachir Sayed. De acordo com a agência noticiosa oficial Saharaui SPS, 1,870 delegados da Polisário participaram na votação.

Crítico da gestão militar e política de Brahim Ghali, o candidato derrotado, Mustapha Bachir Sayed, está entre aqueles que esperam uma posição mais activa do movimento no conflito armado que o opõe a Marrocos. Apesar do seu apoio interno, o actual ministro conselheiro da Presidência da RASD não tinha um aliado indispensável: o governo argelino. Ghali, pelo contrário, poderia contar com a bênção de Argel, que tem sido determinante para manter viva a Frente Polisário. Por esta razão, a sua reeleição era, efectivamente, quase certa. Num comunicado de imprensa publicado no domingo 22 de Janeiro, o Presidente argelino Abdelmadjid Tebboune felicitou Ghali pela sua vitória, mas também “pelo sucesso do 16º Congresso da Frente Polisário. Reafirmando, ao mesmo tempo, “a posição constante da Argélia e o seu apoio de princípio à justa causa saharaui”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...