Blinken em périplo africano para combater a influência russa

O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken iniciou, em Joanesburgo, África do Sul, no domingo( 7 de Agosto), um périplo pelo continente. A ronda inclui Kinshasa (RDC) e Kigali (Ruanda), de acordo com o Departamento dos Negócios Estrangeiros da África do Sul.
A visita do Secretário de Estado norte-americano surge pouco depois da visita africana do Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, em Julho. Desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de Fevereiro, a África do Sul tomou uma posição neutra no conflito, recusando-se a juntar-se aos apelos ocidentais para condenar Moscovo.
Ontem (8 de Agosto) Blinken encontrou-se com o chefe da diplomacia sul-africana, Naledi Pandor a quem revelou a nova estratégia do governo dos EUA para África. As discussões “abordaram os desenvolvimentos recentes e em curso na situação geopolítica global”, disse Pretória numa declaração.
Antony Blinken terá como objectivo mostrar “aos países africanos que têm um papel geoestratégico crítico e que são aliados cruciais nas questões mais prementes do nosso tempo, desde a promoção de um sistema internacional aberto e estável até ao combate aos efeitos das alterações climáticas, insegurança alimentar e pandemias globais”, disse o Departamento de Estado dos EUA em finais de Julho.
Depois de Joanesburgo, Antony Blinken irá visitar a República Democrática do Congo e depois o Ruanda, que está a viver um ressurgimento de tensões com o seu vizinho congolês que o acusa de apoiar os rebeldes do “Movimento 23 de Março” (M23), o que Kigali nega.
Recorde-se que esta é a segunda viagem do Secretário de Estado norte-americano à África Subsaariana desde que tomou posse. No ano passado, visitou o Quénia, Nigéria e Senegal.