Banco Mundial recomenda que países atribuam 1,4% do PIB à acção climática

Banco Mundial recomenda que os países em desenvolvimento atribuam 1,4% do PIB à acção climática. Este financiamento, mobilizado anualmente, destina-se a compensar as promessas de financiamento não cumpridas pelos países desenvolvidos, que são responsáveis pelo actual nível de aquecimento global.

O relatório Clima e Desenvolvimento: Uma Agenda para a Acção foi publicado no passado dia 3 de Novembro pelo Banco Mundial e  compila e analisa os resultados dos vários relatórios dos países sobre clima e desenvolvimento publicados até à data pela instituição financeira.

Com base nesta análise, o relatório recomenda que os países em desenvolvimento, a maioria dos quais se encontram em África, atribuam 1,4% do produto interno bruto (PIB) por ano à acção climática até 2050.

De acordo com o Banco Mundial, este investimento reduziria as emissões dos países em desenvolvimento em 70% até 2050 e reforçaria a sua resiliência. O relatório abrange a Argentina, Bangladesh, Burkina Faso, Camarões, Chade, China, Egipto, Gana, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nepal, Níger, Paquistão, Peru, Filipinas, Ruanda, África do Sul, Turquia e Vietname.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...