Artigo de médica angolana distinguido pela revista científica Advances in Physiology Education
Um artigo científico elaborado pela médica angolana Kama Sandra Matondo Chimuco foi publicado na prestigiada revista científica norte-americana Advances in Physiology Education, da American Physiological Society, a sociedade profissional sem fins lucrativos que tem como missão apoiar a pesquisa e a educação nas ciências fisiológicas.
O artigo, denominado “Educação em fisiologia no programa médico da Universidade Mandume Ya Ndemufayo: conteúdo e visão crítica”, tem como matéria central a análise ao processo de ensino-aprendizagem da Fisiologia naquela instituição com base no perfil ideal do médico.
A faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, que começou a funcionar em 2009, assumiu o desafio de uma educação baseada em resultados, com o objectivo de formar profissionais qualificados de acordo com as necessidades da comunidade.
Os resultados revelaram que existe uma correspondência entre os resultados da aprendizagem do curso de Fisiologia, as competências estabelecidas no “Perfil do Médico Angolano”, e os conjuntos de competências estabelecidas internacionalmente. Outra conclusão desse desiderato foi que o contexto educacional requer contextualização e ajustamento periódico dos planos pedagógicos.
Kama Sandra Matondo Chimuco é actualmente a Directora para o Ensino, Formação e Investigação no Hospital Municipal Olga Chaves, no Lubango. É graduada em medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, tendo feito os mestrados de Ciências Biomédicas e de Gestão de Unidades de Saúde na Universidade da Beira Interior – Lubango.