Angola vai sair “mais forte” das eleições – embaixador da Turquia
O embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay, defende que a realização das quintas eleições, a 24 de Agosto, fortalece o processo democrático angolano e irá contribuir para que Angola continue a trabalhar para a estabilidade da região.
“Nós acreditamos que Angola sairá fortificada [das eleições] e continuará a trabalhar para a estabilidade da sua região”, sublinhou o diplomata, a propósito do pleito.
Afirmou que as eleições são e serão sempre um instrumento importante para um povo por constituírem a via pela qual os cidadãos escolhem os seus governantes.
“Angola e os angolanos têm uma tradição muito longa, mas enquanto país democrático ainda é novo”, lembrou.
A propósito, manifestou o seu apoio e o do seu país nos esforços de Angola em fortalecer a sua democracia, mostrando-se confiante num resultado que ditará a voz e a vontade do povo angolano.
As relações diplomáticas entre Angola e Turquia datam de 1980 e são suportadas por acordos de cooperação nos mais diversos domínios.
Concorrem nestas eleições os partidos MPLA, UNITA, Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Aliança Nacional Patriótica (APN), Partido Humanista (PH) e Partido Nacionalista da Justiça em Angola (P-NJango) e Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE).
Estas oito formações políticas encontram-se envolvidas numa campanha eleitoral, oficialmente aberta no último domingo, com duração de um mês.