Angola e Portugal assinam acordo para reforço de cooperação parlamentar

Angola e Portugal assinaram, nesta terça-feira, em Lisboa, um acordo bilateral para o reforço do protocolo de cooperação entre os dois órgãos de soberania, celebrado a 14 de Março de 2003.

Por Angola assinou o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e por Portugal o seu homólogo, Albino Azevedo Soares.

O Protocolo constitui o quadro formal para a instituição de um mecanismo de cooperação no domínio parlamentar e para o fortalecimento da capacidade institucional das respectivas administrações parlamentares.

De acordo com o secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, Pedro Agostinho de Neri, o Programa de Cooperação incide sobre os domínios do apoio parlamentar, relações públicas, protocolo e relações internacionais, administração de recursos humanos, financeiros e patrimoniais, documentação e informação, tecnologias de informação e comunicação e imagem.

Acrescentou que o mesmo tem duração de três anos, estando prevista a avaliação final no termo da sua vigência, a ser efectuada pelos co-signatários.

Já o secretário português, Albino Azevedo Soares, referiu ser o terceiro programa de cooperação que assina com o parlamento angolano e que têm sido de extrema importância pela troca de experiência entre as instituições.

Com o acordo, ressaltou, espera que os funcionários das duas instituições sejam capacitados e adquiram mais conhecimentos para exercerem cada vez melhor o seu trabalho.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...