Angola e EAU assinam acordos de financiamento para electrificação de cidades e governança electrónica
A ministra Vera Daves de Sousa rubricou, recentemente, nos EAU, em nome do Estado Angolano, dois acordos no valor global de 122,63 milhões USD com a Agência de Crédito à Exportação de Abu Dhabi (ADEX).
O primeiro acordo rubricado, lê-se na nota publicada recentemente no site do Ministério das Finanças (Minfin), vai financiar a aquisição de uma Plataforma Analítica, Centro de Dados principal, Centro de Dados de Backup e a Plataforma Nacional de Nuvem, no montante global de 89 milhões USD.
Este projecto servirá de suporte às infra-estruturas de telecomunicações e tecnologia de informação do país, enquanto parte do sistema central, para a unificação dos serviços administrativos do Estado no uso do correio electrónico institucional e modernização da administração pública.
De acordo com o documento, a implementação permitirá a melhoria da qualidade da informação dos serviços prestados pelos diferentes departamentos ministeriais no exercício das tarefas públicas.
O segundo acordo decorre por visa do Reforço e Manutenção da Iluminação Pública das cidades de Luanda, Malange, N´dalatando e Uíge, que actualmente encontra-se degradado, que ao longo dos sofreu “avultados danos causados por acidentes de viação, actos de vandalismo, roubos”, bem como ausência de manutenção.
Avaliado em 33,64 milhões USD, este projecto tem impacto directo na melhoria da qualidade de vida da população com reforço da segurança pública, a promoção de actividades lúdicas saudáveis nomeadamente, a prática de desporto, lazer e cultura, além de reduzir o número de acidentes de trânsito com pedestres e veículos, atrair turistas, impactando, deste modo, a economia nacional.
A ADEX (Abu Dhabi Exports Office) é o braço financeiro do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD). Tem como objecto social apoiar as exportações de empresas dos Emirados Árabes Unidos, sem descurar o papel que essas empresas devem jogar para desenvolver, na sua área de actuação, o conteúdo local nos países onde actuam.