Água potável vai chegar a cada vez mais angolanos

O Executivo vai continuar a reforçar a aposta no sector das Águas, e as metas para os próximos anos são ambiciosas, mas exequíveis. O objectivo é levar água potável a cada vez mais populações, melhorando as suas condições de vida.

O Governo reconhece que a água é um factor determinante do desenvolvimento económico e social e por isso vai avançar com um novo Plano Nacional da Água, que visa aumentar a população com acesso a serviços básicos de água potável de 56%, em 2021, para 70%, isto é, até 2027, mais 14% da população deverá beneficiar de distribuição de água.

A  população com acesso ao saneamento básico deverá aumentar de 50%, em 2021, para 60% até 2027.

O Ministério da Energia e Águas tem a missão de promover a construção e reabilitação ou ampliação de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, tanto em áreas urbanas como rurais, aumentando a percentagem da população que dispõe do acesso aos respectivos serviços.

Garantir a distribuição de água potável em todas as sedes municipais e comunais, assegurar melhor distribuição de água para as unidades económicas, priorizando o agronegócio, a indústria farmacêutica, as zonas francas e agropólos e assegurar a sustentabilidade dos serviços de água, desenvolvendo mecanismos financeiros e instrumentos de apoio ao investimento e à gestão e promovendo a redução e a recuperação de custos de operação e manutenção, garantindo o acesso universal aos serviços de água e saneamento, é também missão no MINEA.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...