O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que irá continuar a dar “prioridade” às relações com os países africanos, numa altura em que as sanções ocidentais devido à invasão da Ucrânia se fazem sentir cada vez mais.
“Quero sublinhar que o nosso país sempre deu e continuará a dar prioridade à cooperação com os Estados africanos”, disse Putin numa conferência sobre as relações russo-africanas em Moscovo.
Adiantou ainda que a Rússia fornecerá gratuitamente alimentos a países carenciados de África se não for renovado um acordo sobre a exportação de cereais ucranianos. “Estamos prontos a fornecer gratuitamente a estes países todo o volume enviado no passado para os países africanos que o tenham exigido particularmente da Rússia”, afirmou, a agência noticiosa russa Tass.
Putin assegurou ainda que a Rússia partilhará as suas tecnologias com as nações africanas e continuará a ajudá-las a produzir electricidade.
Refira-se que, nos últimos anos, a Rússia tem vindo a expandir a sua influência em África e Putin disse acreditar que o continente continuará a aumentar o seu papel na “ordem mundial multipolar emergente”.
A 2ª cimeira Rússia-África, a ter lugar em Junho, contará com a participação de mais de 40 delegações de países africanos.