Vera Daves distinguida com prémio de liderança

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, foi distinguida, quinta-feira, em Washington DC, Estados Unidos da América, com o prémio de liderança e conhecimento, pela FIN Banking, noticiou, ontem, a Angop.

A distinção, decorrida à margem do Fórum FIN Banking sobre Mercados Emergentes, é um reconhecimento à influência, impacto e liderança de Vera Daves no sector financeiro.

De acordo com a Angop, a ministra das Finanças foi também oradora e convidada de honra do Fórum FIN Banking, realizado à margem das reuniões anuais das instituições de Bratten Woods.

O acto de distinção contou com a presença do embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Joaquim do Espírito Santo, que, em nome do Presidente da República, João Lourenço, e do povo angolano, agradeceu a homenagem feita à ministra Vera Daves, que considerou ser um quadro excepcional de Angola.

O diplomata sublinhou também que o país deu passos importantes sob a liderança do Presidente João Lourenço para transformar e diversificar a economia e aumentar o investimento global.

“Melhorámos drasticamente o rácio da dívida em relação ao PIB de Angola. Aumentámos as reservas internacionais pela primeira vez em seis anos. As principais agências internacionais de classificação de risco elevaram nossas classificações de crédito. Nossa dívida externa foi massivamente reduzida, o que faz aumentar o interesse da comunidade internacional no investimento em Angola”, destacou Joaquim do Espírito Santo.

Participaram no fórum representantes do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco de Desenvolvimento Inter-Americano, BAfD, ministros das Finanças, governadores de bancos centrais e representantes de instituições financeiras.

O encontro serviu, também, para a discussão de diversos assuntos, destacando-se tópicos como a inflação global, desequilíbrios externos, reconciliações da balança de pagamentos e comerciais, inclusão financeira, capitalizações e crédito de projectos off-shore.

A FIN – Foreign Investment Network Limited representa uma pool de mais de cinco mil investidores que, no ano passado, realizaram um evento, no Dubai, que arrecadou 2 biliões de dólares para o continente africano.

Reconhecimento em África

Em Maio deste ano, Vera Daves de Sousa foi distinguida, em Accra, Ghana, com o título de “Ministro das Finanças do Ano”, pelo African Banker Awards, um evento anual de referência para a banca e finanças do continente, que decorreu a margem das reuniões anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BDA).

Organizada pela revista African Banker e pela IC Events, em cooperação com a Business in Africa Events, o “African Banker Awards” é uma iniciativa que visa celebrar a excelência e as melhores práticas na banca africana, reconhecendo as personalidades e bancos que impulsionam o sector financeiro em rápida transformação em África.

O reconhecimento, de acordo com os responsáveis pela revista African Banker e os organizadores do African Banker Awards, foi baseado em critérios como o trabalho que a ministra das Finanças tem desenvolvido visando a sustentabilidade das finanças públicas, bem como a sua capacidade de enfrentar problemas económicos globais mais desafiadores, no actual contexto.

Foram, igualmente, destacados, para este reconhecimento, aspectos como a “corajosa agenda reformista em prol da renovação da confiança na economia de Angola e na mobilização de recursos para a transformação das infra-estruturas”, destacou a organização.

Na ocasião, Vera Daves, em mensagem enviada à organização do evento, agradeceu o reconhecimento que considerou extensivo à “liderança aberta, visionária e corajosa” do Presidente João Lourenço e a toda a equipa económica do Governo, bem como a toda a equipa do Ministério das Finanças.

De realçar que não era a primeira vez que o prémio foi atribuído a um ministro das Finanças de Angola. Em 2014, venceu, na mesma categoria, o então ministro Armando Manuel.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...