Turquia quer quadruplicar valor dos negócios com Angola

As trocas comerciais e os negócios entre Angola e a Turquia têm potencial para crescer, defende o embaixador daquele país em Angola, que quer atingir a marca anual de mil milhões USD, face aos actuais 250 milhões,

A informação foi avançada pelo embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay, quando falava à ANGOP sobre as relações de cooperação entre os dois países.

De acordo com o diplomata, as recentes visitas recíprocas de alto nível têm estado a impulsionar uma nova dinâmica no movimento de empresas turcas e angolanas.

O Presidente de Angola, João Lourenço, efectuou, em Julho de 2021, uma visita de Estado à Turquia, a convite do seu homólogo, Recep Tayyip Erdogan, que foi retribuída três meses depois.

“Este ano, de certeza que já se registará um aumento no volume de negócios”, enfatizou Alp Ay, acrescentando que a actual cifra está muito aquém do desejado pelas partes.

Segundo o diplomata, o início de voos directos entre os dois países, em Outubro de 2021, permitiu maior fluxo de turistas, quer de um lado quer do outro.

As declarações do diplomata turco são excertos de uma entrevista concedida à ANGOP, que será publicada proximamente, em que Alp Ay aborda o contexto mundial e africano, com destaque para as actuais crises, as relações de cooperação com Angola, entre outros assuntos pertinentes.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.

A Turquia exporta para Angola trigo, máquinas, electrodomésticos, material hospitalar e de saúde, entre outros. Em sentido inverso há o envio de madeira, sucata ferrosa e alumínio.

A Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia (Ásia Menor), no extremo ocidental da Ásia, e estende-se pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no Sudeste da Europa.

Comentários
Loading...