Turistas entusiasmados com as potencialidades de Benguela
Cerca de 250 turistas de várias nacionalidades a bordo do navio cruzeiro “Seabourn Sojourn”, que fez uma paragem no Porto do Lobito, domingo, ficaram fascinados com as atracções turísticas da província de Benguela. O navio atracou exactamente às 10h50 no terminal do Porto do Lobito, a última escala antes de alcançar a Cidade do Cabo, na África do Sul.
Cerca de 30 minutos foram gastos pelos passageiros durante os procedimentos migratórios de desembarque. Em seguida, embarcaram em mini-autocarros preparados pela Kitanda Viagens e Turismo para passeios turísticos guiados.
A ponta da Restinga, uma das áreas mais atraentes do Lobito, com mais de dez quilómetros de praias de areia branca e águas cristalinas, uma rede de hotéis, restaurantes e áreas de descanso, o Barco Zaire, um marco histórico nacional, que em Novembro de 1961 levou o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de Luanda para o então Zaíre, actual República Democrática do Congo, são alguns dos locais visitados.
O Museu de Etnografia, a antiga cidade, de grande relevância na região devido à sua função industrial durante o período colonial, a subida ao Forte de São Pedro, que proporcionou uma vista da foz do Rio Catumbela, local de partida e chegada de embarcações, a orla da Praia Morena em Benguela, entre outros elementos, enriqueceram a visita agradável e cativante dos turistas.
Djeff, um turista americano, integrante da caravana de 250 passageiros que partiu de Barcelona com destino à África do Sul, declarou que a viagem foi agradável e reconheceu que o turismo em Angola tem um futuro promissor. Assim que chegou ao terminal do Porto do Lobito, expressou a satisfação e admiração pelas danças tradicionais apresentadas pelo grupo Bisma das Acácias de Benguela.
Rebeca Barreiros, directora-executiva da Kitanda Viagens e Turismo, informou que o navio cruzeiro “Seabourn Sojourn” é o primeiro e o último desta temporada de 2024. Portanto, “espera-se que nos próximos anos haja um aumento no número de navios ancorados no Porto do Lobito, contribuindo para o crescimento do turismo no país”, disse.
A directora-executiva informou que entre seis a sete navios cruzeiros já foram recebidos pela Kitanda Viagens e Turismo desde que começou a funcionar em 2015. “Na próxima temporada, esperamos receber um número maior de navios de cruzeiro. Estamos a planear, mas ainda não temos datas definidas”, garantiu.
Rebeca Barreiros destacou que o navio cruzeiro “Seabourn Sojourn” partiu de Barcelona e percorreu toda a costa africana, escalando Luanda no sábado e Lobito, ontem, na província de Benguela.