Trocas comerciais com a China crescem 33% até Junho
As trocas comerciais com a China aumentaram, nos primeiros seis meses de 2022, cerca de 33% face ao homólogo. O país continua a ser o principal parceiro económico de Angola.
As trocas comerciais entre a China e Angola tiveram um crescimento de 42% em 2021, em termos homólogos, atingindo 23,35 mil milhões USD, segundo o embaixador chinês em Angola.
De acordo com Gong Tao, as trocas comerciais chegaram já aos 14,42 mil milhões USD no primeiro semestre deste ano, afirmando que o comércio se mantém a bom ritmo nos primeiros seis meses de 2022, com aumento homólogo de 33%, continuando a China a ser o principal parceiro económico de Angola.
O diplomata revelou também que está em negociação a isenção de tarifas alfandegárias para as exportações angolanas para a China, que são lideradas pelo petróleo, seguindo-se as rochas ornamentais.
Segundo o embaixador, em Maio partiu para a China um cargueiro transportando 50 mil toneladas de granito tendo como destino a China, que importa também outros minerais, alumínios e cobre e produtos derivados.
Já do lado chinês são exportados electrodomésticos, máquinas e equipamentos, bem como veículos, com os carros chineses a terem boa aceitação no mercado angolano, disse Gong Tao citado quinta-feira