Situação na RCA analisada em Luanda

O Presidente João Lourenço e a enviada especial do seu homólogo da República Centro-Africana (RCA) analisaram sexta-feira, em Luanda, a implementação do Roteiro Conjunto Para a Paz naquele país.

O Roteiro Conjunto para a Paz, debatido entre o Presidente angolano e Sylvie Temon, enviada especial do chefe de Estado da RCA e ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país, Faustin Touadera, prevê a continuação das consultas com os líderes dos grupos armados para uma renúncia total à violência na RCA.

“Informámos o Presidente João Lourenço sobre os avanços implementados na RCA, com base no Roteiro”, afirmou a enviada do Presidente Faustin Touadera, citada no Jornal de Angola, aludindo ao acordo adoptado em Luanda, em Setembro do ano transacto, durante a Mini-Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Sylvie Temon,  que é também ministra dos Negócios Estrangeiros da RCA, considerou  “calma” a situação no seu país, ainda que haja ocasionalmente “escaramuças protagonizadas pela rebelião armada”.

João Lourenço, como presidente em exercício da CIRGL, tem intercedido para a pacificação e estabilidade daquele país e da região.

Além de Angola e da RCA são membros da CIRGL Burundi, Congo, RDC, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, República Unida da Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...