SIC apreende 3.500 litros de combustível em Menongue
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito das suas atribuições de combate à criminalidade e em cumprimento da “Operação Regresso”, apreendeu, na cidade de Menongue, 3.500 litros de combustível, sendo 2.500 de gasolina e 1.000 de gasóleo, que tinham como destino o município do Cuangar, limítrofe com a República da Namíbia.
O porta-voz do SIC no Cuando Cubango, intendente de investigação criminal Paulo Dias de Novais, disse, ao Jornal de Angola, que o combustível apreendido era transportado num camião, em barris com capacidade de 250 litros cada, tendo sido detidos dois indivíduos, supostos proprietários.
Acrescentou que o combustível seria comercializado no município do Cuangar e que o camião que o transportava foi apreendido, por fazer parte do lote de 20 viaturas entregues recentemente para apoio às cooperativas de camponeses.
Fez saber que este é o segundo caso este ano em que efectivos do Serviço de Investigação Criminal travam contrabando de combustível. O primeiro caso aconteceu em Janeiro, tendo sido apreendidos 2.200 litros, sendo 2.000 de gasolina e 200 de gasóleo.
No quadro da Operação Regresso, foram ainda detidos três indivíduos, em flagrante delito, por posse de cinco quilogramas de estupefacientes, vulgo liamba, que estavam a ser comercializados em alguns bairros periféricos da cidade de Menongue.
Segundo Paulo Dias de Novais, os detidos já foram presentes ao Ministério Público junto do SIC, para o primeiro interrogatório e legalização da situação carcerária.
Abuso sexual
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, na semana finda, na cidade de Menongue, um grupo de marginais, composto por três indivíduos, que, supostamente, terão abusado sexualmente e matado, por estrangulamento, uma camponesa de 59 anos, que saía da lavra.
O porta-voz do SIC no Cuando Cubango explicou que o homicídio qualificado aconteceu no dia 1 do corrente mês, à noite, no Bairro Bela Vista, arredores da cidade de Menongue, e que a vítima era natural da província do Huambo e residia no Bairro Tchivonde.
Paulo Dias de Novais disse que o cadáver foi encontrado apenas no dia seguinte e posteriormente removido por efectivos do SIC. Informou que, este ano, o SIC já registou três casos de homicídios qualificados, dos quais um já esclarecido, tendo, um deles o envolvimento da morte de dois jovens que exerciam a actividade de mototáxi em Menongue, em vias de esclarecimento.