Primeiro-Ministro japonês inicia digressão por África

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, começa hoje no Egito uma digressão por África, que irá terminar em Moçambique, e que tem como objetivo estreitar as relações entre Tóquio e o continente.

Na primeira viagem oficial ao estrangeiro desde que tomou posse, em outubro de 2021, Kishida vai reunir-se com o Presidente egípcio Abdel Fattah al Sisi, no domingo, seguindo na segunda-feira para o Gana, para participar numa cimeira com o Presidente Nana Akufo- Addo.

Kishida desloca-se a Nairóbi na terça-feira para um encontro com o Presidente queniano William Ruto e, no dia seguinte, o líder japonês reúne-se em Maputo com o Presidente moçambicano Filipe Nyusi.

Esta é a primeira viagem a África de um chefe do executivo japonês desde 2014 e irá acontecer um mês antes da reunião do Grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) na cidade de Hiroshima, no sul do Japão.

“Queremos expor a nossa determinação, no quadro do G7, em manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta, baseada em regras”, disse o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno, numa conferência de imprensa na sexta-feira.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...