Presidente da República homenageado com Prémio “Águia da Liberdade”

O Presidente da República, João Lourenço, será homenageado no próximo dia 24 de Agosto, na cidade de Atlantic City, New Jersey, Estados Unidos da América (EUA), com o prestigiado “Prémio Humanitário Águia da Liberdade”, pela liderança visionária na criação de um programa de treino em segurança cibernética para a juventude angolana.

A cerimónia de reconhecimento ao feito do Chefe de Estado, numa iniciativa da empresa norte-americana RX5, vai decorrer no Resorts Hotel Casino e será apresentada por membros honorários norte-americanos.

A iniciativa visa, segundo a organização do evento, destacar os avanços significativos ocorridos em Angola, com realce para governação democrática em prol do progresso económico, bem como servir para fortalecer a parceria entre Angola e os EUA, funcionando, no futuro, como inspiração para outras nações.

A atribuição do prémio justifica-se, ainda, pelo compromisso do Presidente João Lourenço a favor do desenvolvimento económico, criação de emprego e reforma tecnológica, que contribuirá para tornar Angola numa potência regional em cibersegurança e tecnologias de informação, através da construção de novas parcerias de tecnologia de segurança cibernética com diversos parceiros nos Estados Unidos. O anúncio recente feito pelo Chefe de Estado, de planos para a instalação de uma Academia de Cibersegurança em Angola, durante o seu discurso na cerimónia de abertura da 3ª edição do ANGOTIC’ 2023, é destacado igualmente com o objectivo de garantir um futuro mais seguro nos serviços de telecomunicações e tecnologias de informação em defesa dos utilizadores.

O prestigiado Prémio “Águia da Liberdade” foi criado como reconhecimento por grandes e extraordinárioas actos humanitários de boa vontade para a paz global. Estes actos são, normalmente, em prol da Educação, modernização de treinos para a juventude, alimentação e cuidados de saúde das comunidades em estado de emergência, bem como para a inclusão equitativa da diversidade.

Várias outras figuras já foram agraciadas, no passado, com o Prémio “Águia da Liberdade”, casos de Sua Majestade Qabus bin Said Al Said, o falecido Sultão de Omã, do senador norte-americano Orrin G. Hatch, o governador norte-americano Albert Bryan, embaixador americano Sigmund Rogich, secretário de Gabinete dos Estados Unidos, Ben Carson, Joseph Weinberg, físico norte-americano, e ao governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, pelos actos humanitários extraordinários.

Entre as figuras convidadas para o evento de Agosto, em New Jersey, destacam-se o procurador da Atlantic City, William Reynolds, o senador norte-americano Corey Booker, o governador da cidade de Maryland, Wes Moore, o senador Vince Polistina, diplomatas, membros do Congresso e representantes de organizações americanas e internacionais, como o co-fundador da Apple, Steve Wosniak.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...