PREI avança em Cabinda
O ministro da Economia e Planeamento anunciou a construção de edifícios junto de alguns mercados informais nas províncias, para suportar os serviços do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), já em curso.
Mário Caetano, que presidiu ao lançamento do PREI no mercado de S.Pedro, em Cabinda, assegurou que, nesta segunda fase do PREI, serão construídos edifícios fixos para a prestação de diversos serviços aos comerciantes do mercados informais, no quadro da formalização das actividades económicas.
Por exemplo, nesta quinta-feira (16 de Junho), no mercado do Catinton, em Luanda, a primeira pedra para a construção do edifício de suporte ao PREI.
O projecto-piloto do mercado do Catinton será replicado nos demais mercados municipais do país, previamente seleccionados pela Comissão Multissectorial de Execução da estratégia de Formalização da Economia.
Os edifícios multifacetados a serem erguidos vão garantir condições higieno-sanitárias, além de albergarem os serviços integrados do Guiche Único da Empresa (GUE), do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Os espaços vão também prestar serviços sociais, com destaque para serviços de saúde (posto médico), creche para os filhos das vendedoras, projectos de alfabetização, bem como cozinhas que serão abastecidas com os produtos dos respectivos mercados.
PREI com 110 milhões Kz em Cabinda
Em Cabinda, no acto de lançamento do PREI, foram disponibilizados um 110 milhões Kz, dos quais, 80 milhões para créditos aos jovens empreendedores e 30 milhões para as vendedoras nos mercados informais.
O PREI, inserido no PND 2018-2022, teve inicio oficialmente em Janeiro de 2022, em Luanda, e visa a formalização de todos os operadores económicos nos mercados e praças, incluindo as actividades dos profissionais liberais, como pedreiros, canalizadores, ladrilhadores, eletricistas, técnicos de frios e outros.
No quadro do PREI, os empreendedores podem aceder a acções de capacitação gratuita em matérias ligadas à gestão de microcréditos.