PR volta a visitar obras do Hospital “Pedalé”
As obras do complexo Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé”, que incluirá, pela primeira vez no País, o serviço de cirurgia robótica, devem estar concluídas no primeiro trimestre do próximo ano.
O Presidente da República, João Lourenço, constatou o andamento das obras do complexo Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé” durante a manhã desta sexta-feira, 8 de Junho de 2022. O Titular do Poder Executivo visitou diversos compartimentos da obra e pediu explicações sobre algumas alguns aspectos técnicos.
No fim da visita, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avançou que a obra do Hospital “Pedalé” poderá estar concluído em Março do próximo ano. Com as obras iniciadas em 2012 e retomadas em 2020, no consulado de João Lourenço, o hospital terá 144 camas. A obra está avaliada em 103 milhões de dólares, cuja execução física está na ordem dos 50%.
Quando o hospital estiver concluído, vai tratar de patologias nas especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia, hagiologia, laboratório, exames de histocompatibilidade genética, cirurgia robótica, hemodiálise e transplante de órgãos.
A unidade hospitalar deverá contar com mais de 1.600 funcionários, 700 dos quais a serem admitidos num concurso público que já se encontra a decorrer.
O Executivo espera com este hospital economizar avultados recursos financeiros que são gastos com evacuações e formação especializada no exterior do país.