Observadores da CPLP destacam vitalidade democrática de Angola

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) augura que as eleições gerais, do dia 24 do corrente mês, decorram na normalidade e que os resultados sejam aceites por todos, democraticamente, para que Angola continue a trilhar os caminhos do progresso, para o bem de todos os angolanos.

O desejo foi expresso hoje pelo chefe da Missão de Observadores da CPLP nas eleições gerais de Angola, Jorge Carlos Fonseca, no final de um encontro com o candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço.

“Regresso à Angola com todo o gosto, com satisfação e sentido de responsabilidade. Vamos fazer o nosso melhor, contribuir para que o processo decorra com normalidade democrática e que, quer seja na campanha eleitoral ou no escrutínio e divulgação dos resultados, haja tranquilidade e normalidade”, disse o antigo Presidente de Cabo Verde, que chegou hoje a capital angolana.

Na sua opinião, estas eleições marcam o percurso que Angola tem feito, no sentido de consolidar a democracia e aperfeiçoar o Estado democrático de direito.

Em relação ao número de concorrentes (sete partidos políticos e uma coligação de partidos), disse que este pleito eleitoral é um sinal da vitalidade da democracia angolana e do interesse das forças políticas pelo destino e percurso do país.

Por isso, considerou fundamental que a campanha eleitoral na diferença, na diversidade e no confronto de ideias, decorra com tranquilidade e sem violência, podendo os partidos políticos apresentarem as suas ideias e propostas, para facilitar a escolha dos cidadãos com capacidade eleitoral activa.

Sobre o encontro com o candidato do MPLA, precisou que serviu para tratar de questões ligadas ao processo eleitoral, o seu desenvolvimento e dar informações sobre o papel e a missão da CPLP neste processo, entre outras questões .

Composta por 34 membros, a missão da CPLP vai permanecer em Angola até ao dia 27 do corrente mês e vai desdobrar-se pelas províncias de Luanda, do Cuanza Norte, Cuanza Sul, entre outras.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...