Número de milionários em África não para de crescer

A riqueza global deve aumentar 38% até 2027, aponta o relatório anual ontem, terça-feira, dia 15, divulgado pelo Credit Suisse.

O documento, que estima o poder económico de 5,4 bilhões de adultos em 200 mercados, refere que a riqueza mundial chegará a 629 trilhões de dólares nos próximos cinco anos. O estudo ainda aponta que o impulso deve vir em grande parte pelos mercados emergentes.

A perspectiva optimista ocorre apesar de 2022 ter registado a primeira queda no valor líquido global em posse das famílias desde a crise financeira global de 2008.

Em termos nominais, a riqueza privada líquida caiu 2,4% no ano passado, com a perda concentrada em regiões mais prósperas, – como América do Norte e Europa – indicou o relatório.

O relatório refere ainda que uma pequena minoria da população mundial acumula tanta riqueza como grande parte da população mundial. Em África, o número de milionários continua a aumentar. Neste continente, há 340 pessoas com mais de 500 milhões de dólares. No total têm mais dinheiro do que toda a riqueza anual produzida nos PALOP’s.

O relatório anual do Credit Suisse salienta o contraste. África é mesmo o continente com mais indivíduos concentrados nos escalões de rendimento mais baixo. Mas a desigualdade alastra-se pelo mundo inteiro. Os números mostram que 1% mais ricos têm praticamente o mesmo do que os restantes 99%.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...