Novo Hospital Militar é erguido em Viana

Um novo Hospital Militar de Luanda, com capacidade de internamento para 144 pacientes, começou a ser construído no interior do Campo Militar do Grafanil (KM9), Distrito Urbano da Estalagem, no município de Viana, depois do lançamento, quarta-feira, da primeira pedra, pelo secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha.
O novo Hospital Militar Central de Luanda está a ser erguido numa área de cerca de 45 mil metros quadrados e está avaliado em 90 milhões de dólares. A unidade sanitária, cujas obras terminam no primeiro trimestre de 2026, está projectada para ter todas as áreas de serviços, nomeadamente as de cirurgias e diversas especialidades em medicina, tornando-a num centro de referência, diferenciando-o das outras unidades a nível do país.
O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha, referiu que o Governo angolano mantém o compromisso de continuar a trabalhar para a melhoria da assistência médica e medicamentosa, para o bem-estar dos militares e dos seus familiares.
Além dessa obra, segundo Domingos Tchikanha, estão em construção os hospitais militares de Cabinda, Moxico e do Huambo, bem como de outras infra-estruturas sanitárias, com vista a acomodar, condignamente, os efectivos e pensionistas das Forças Armadas Angolanas (FAA).
De acordo com o secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, as novas unidades militares hospitalares têm, não só como prioridade a garantia na assistência médica e medicamentosa dos efectivos das FAA, mas também de civis que tenham um acordo firmado.
Participaram no acto de lançamento da pedra para a construção do novo Hospital oficiais superiores das FAA, médicos e professores do Instituto Superior Técnico Militar.