Novo Censo Geral em 2024
Angola vai realizar o segundo Censo Geral da População em 2024, dez anos depois da realização do primeiro, em 2014, que apurou um total de 25,7 milhões de habitantes, dos quais 6,9 milhões a residir na província de Luanda.
Para a concretização deste desafio, o Presidente da República criou uma comissão multissectorial de apoio à realização do próximo Censo, coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do PR, Francisco Furtado.
A Comissão Multissectorial deve apresentar, até ao final deste mês de Janeiro, o Plano e Cronograma de actividades referentes ao processo do Censo Geral.
O país poderá realizar, ainda este ano, um censo piloto, revelou o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, em Julho do ano passado, em Luanda, explicando que o piloto tem por finalidade testar o nível de organização, metodologias, procedimentos e, sobretudo, os possíveis constrangimentos da operação, para corrigir e tomar medidas cautelares, antes do censo propriamente dito.
O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, avançou, em Novembro do ano passado, que o Executivo angolano quer trabalhar com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) na realização desta empreitada, bem como na criação de um programa sobre dividendo demográfico.
O FNUAP é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável. O UNFPA trabalha para acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento familiar voluntário e a maternidade segura, bem como busca a efectivação dos direitos e oportunidades para as pessoas jovens.
INE estima para Angola mais de 35 milhões de habitantes em 2024
O director-geral do Instituto Nacional de Estatística, José Calengue, disse estimar que o Censo Geral da População de 2024 vai apresentar um resultado que rondará os 35 milhões de habitantes. “Nós temos um trabalho de estimativa, que vai até 2050, mas, para o ano 2024, estimamos uma população de cerca de 35.121.734 habitantes”, vaticinou.
A estimativa foi feita com base na taxa de crescimento da população angolana, que ronda os 3% ao ano, ou seja, cerca de 922 mil habitantes.