Novo Aeroporto Internacional: Efectuado primeiro teste de transferência de voos

O primeiro teste de transferência de voos da TAAG para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) acontece na noite de hoje, refere uma nota de imprensa citada pelo Jornal de Angola.

Este exercício, que se enquadra nas acções e medidas contínuas constantes do plano para o efeito, serviu para testar a simultaneidade de horários nas operações de embarque e desembarque de quatro voos, testar a prontidão dos serviços de handling, catering e combustível, assim como a prontidão de resposta a um voo cancelado.

O teste incluiu, também, um ensaio próximo da realidade das operações da TAAG do dia 10 de Novembro deste ano, 2024, com a utilização de uma aeronave Dash 8-400. Para o efeito, 222 passageiros “fictícios”, além de funcionários, técnicos de áreas diversas e instituições prestadoras de serviços no aeroporto, estiveram envolvidos na realização da primeira experiência.

Os testes têm como objectivo avaliar o funcionamento e o grau de prontidão das suas áreas e equipamentos essenciais, bem como a coordenação e a capacidade de resposta das equipas e meios previstos no plano de emergência das áreas afectas ao teste.

O simulacro realizado recentemente com sucesso incidiu especificamente sobre o movimento de passageiros, da aterragem e decolagem de aeronaves, de funcionários dos mais variados sectores e níveis, fluxo do comboio e movimento da carga para o Terminal de Carga.
Sobre o Aeroporto
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados e conta com duas pistas paralelas e com um volume de carga anual previsto de 130 mil toneladas.

A pista norte tem 4.200 metros de comprimento, enquanto a Sul tem 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.

O aeroporto contará com infra-estruturas complementares, tais como lojas, galpões, restaurantes, escritórios, bem como hotéis nas proximidades.

Para garantir uma ligação rodoviária viável com Luanda, a Estrada Nacional-230, que liga Luanda a Malanje e que passa por Viana e Icolo e Bengo, foi alargada. A ligação ferroviária ao Centro de Luanda, através do Ramal do Aeroporto, bem como a Estação Ferroviária do Aeroporto, que se liga ao terminal final do Caminho de Ferro de Luanda, a Estação Ferroviária do Bungo, é já uma realidade.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...