Noruega pondera diversificar investimentos em Angola

O Presidente da República, João Lourenço, abordou hoje, com o embaixador da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen, o estado das relações entre os dois países.

O diplomata norueguês, que falou à imprensa no final da audiência, em que se despediu do Estadista angolano, no final da sua  missão de quatro anos, sublinhou que as trocas comerciais anuais entre os dois países fixam-se entre os dois e os quatro biliões de dólares.

Realçou que a empresa petrolífera norueguesa Equinor contribui com cerca de um décimo da produção de petróleo em Angola, actualmente fixada em cerca de 1,1 milhões de barris/dia.

Kikkan Marshall Haugen admitiu a possibilidade de, nos próximos anos, aumentar os investimentos do seu país em outros sectores e contribuir para a diversificação da economia angolana, incluindo no das energias renováveis.

Prometeu apoio a pesquisa científica em Angola, bem como defendeu o respeito pela integridade territorial, com base no direito internacional, em alusão ao conflito entre Rússia e a Ucrânia.

O embaixador admitiu a possibilidade do Presidente angolano visitar o seu país, em Novembro próximo.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...