Sonangol Porto Amboim volta a transportar petróleo dos EUA para África do Sul
Um navio Sonangol Porto Amboim está a transportar petróleo dos EUA para a África do Sul e destina-se a uma refinaria da Glencore, na Cidade do Cabo, que reiniciou as operações após uma explosão que a encerrou em 2020, de acordo com dados de localização de navios da Refinitiv Eikon e uma fonte.
O petroleiro da marca angolana, que transporta uma carga de 850.000 barris de West Texas Light, partiu de Corpus Christi, no Texas, a 16 de Maio, com destino à Baía de Saldanha. O último carregamento de petróleo dos EUA foi para a África do Sul em Maio de 2021, segundo os dados aduaneiros dos EUA.
As exportações de petróleo dos EUA atingiram este ano um recorde de 4,5 milhões de barris por dia, uma vez que os preços competitivos dos produtos americanos e a reabertura da China após a Covid-19 alimentaram a procura global de petróleo.
A África do Sul obtém a maior parte do seu petróleo da África Ocidental e Central, bem como da Arábia Saudita, de acordo com os dados da Kpler. Mas os preços competitivos do crude dos EUA e as mudanças nos fluxos de petróleo desde a invasão da Ucrânia pela Rússia abriram novos mercados.