Mobilidade urbana do país reúne especialistas internacionais em Benguela
Os especialistas internacionais e técnicos nacionais envolvidos deverão identificar modelos de gestão empresarial para o serviço de transportes públicos adaptados à realidade de cada província.
O modelo francês de mobilidade urbana a adaptar pelo país reúne a 15 de junho, na cidade do Lobito, província de Benguela, técnicos nacionais e internacionais.
Depois de adiamentos, o Ministério dos Transportes e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) realizam a conferência internacional sobre mobilidade urbana no âmbito de um programa de cooperação entre França e Angola, rubricado em Maio do ano transacto.
“Estamos agora a abrir um novo sector com uma parceria de cooperação de um milhão de dólares”, afirmou recentemente à E&M Louis Antoine Souchet, director-geral da AFD em Angola, tendo assegurado que há disponibilidade financeira para estudos de viabilidade urbana sustentável.
O objectivo prioritário é o de melhorar o sistema de transportes urbanos e periurbanos, com base num programa de cooperação projectado com uma componente de actividades de reforço de capacidades, troca de experiências, adopção de boas práticas e preparação de estudos para projectos, assim como outra assente no financiamento de estudos e assistência técnica específica.
A AFD conta com o seu parceiro técnico Associação Cooperação para o Desenvolvimento e Melhoria do Transporte Urbano e Periurbano (CODATU), que será responsável pela realização de estudos de diagnóstico do transporte e da mobilidade em Luanda, definindo o perímetro geográfico exacto (cidade ou província) com as autoridades locais.
Deverá, igualmente, organizar seminários para apresentação dos resultados dos estudos, reunir as entidades locais do sector, desenhar o plano de acção de melhoria do sector e promover encontros entre entidades locais e internacionais.
A AFD, por sua vez, deverá participar na concepção e programação das acções do programa de cooperação, bem como na avaliação dos resultados com o Ministério dos Transportes, gerindo o financiamento dos estudos e a assistência técnica.