Mais de 12 mil famílias no Bié beneficiam do projecto Kwenda
Doze mil 948 agregados familiares do município do Cuemba, província do Bié, começaram já a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda”.
Cada família está a receber 66 mil kwanzas, correspondente a seis meses, cujo processo começou na segunda-feira.
Para tal, foram disponibilizados 800 milhões e 500 mil kwanzas.
Com uma área de 11. 421 quilómetros quadrados, o Cuemba tem 127 mil habitantes, distribuídos nas comunas sede (Cuemba), Munhango, Luando e Sachinemuna.
O director do FAS no Bié, Rizoni Costa Chivembe, em declarações à imprensa, explicou que os beneficiários encontram-se nas comunas do Munhango, com 876, Sachinemuna, com mil 965, Luando, com mil 418, e a sede municipal, com oito mil 689.
Lembrou que o Programa KWENDA é de iniciativa do Governo de Angola e tem como finalidade melhorar as condições sociais, produtivas e financeiras das famílias em estado de vulnerabilidade.
O administrador municipal do Cuemba, Baptista Canolossi Jambela Albino, aconselhou para uma maior responsabilidade no gasto do dinheiro, visando ajudar na melhoria da qualidade de vida das famílias.
Já o governador do Bié, Pereira Alfredo, considerou positivo os resultados do KWENDA, por estar a permitir que as famílias aumentem as áreas de cultivos, fomento de criação de animais de pequeno porte, aves e outros iniciativas.
Com aproximadamente dois milhões de habitantes, a nível do Bié, o Kwenda já beneficiou mais de 60 mil famílias dos municípios do Andulo e Nharea.
Neste momento, decorre o processo de cadastramento das famílias carenciadas no município do Chitembo.