Lucros da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento de Cabo Verde aumentaram 50%

Trata-se do resultado “mais elevado da história da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos, para o qual terá contribuído o aumento dos rendimentos dos serviços em 3,7 milhões de euros.

Segundo a Revista Forbes África Lusófona, os lucros da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP) – entidade que gere a rede interbancária cabo-verdiana, denominada vinti4 -, aumentaram quase 50% em 2022, para um recorde de 2,6 milhões de euros, com o valor das transações a ultrapassar o desempenho anterior à pandemia.

“O ano de 2022 deu continuidade ao período de retoma registado em 2021, período após a pandemia da Covid-19. À semelhança do que foi registado a nível das transacções, registou-se um aumento considerável nos rendimentos que se traduziu em melhores resultados do exercício, superando os registados em 2019”, lê-se no relatório e contas da SISP.

Trata-se do resultado “mais elevado da história da SISP”, para o qual contribuíram, principalmente, o aumento dos rendimentos dos serviços, que aumentaram em 3,7 milhões de euros, comparativamente ao período homólogo de 2021.

“Em 2022, foram processadas cerca de 47,8 milhões de operações, um acréscimo de 19% face a 2021, tendo havido um crescimento de 20% na rede vinti4 e de 4% nos outros sistemas”, destaca-se ainda no relatório e contas, sublinhando-se que o valor total das transações superou o registado em 2019”, período anterior à pandemia.

Globalmente, segundo a Lusa, as operações na rede vinti4 movimentaram 1,3 milhão de euros em 2022, um aumento de 34,3% face ao ano anterior.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...