Língua portuguesa poderá ter representação inédita no próximo CAN

O futebol dos PALOP’s está à beira de fazer história, havendo uma forte possibilidade de ter quatro dos cinco países apurados para a próxima fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), que irá disputar-se na Costa do Marfim, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro do próximo ano. De fora, a ver no “sofá”, ficarão somente as pequenas ilhas de São Tomé e Príncipe que já têm o seu destino traçado.
Neste fim de semana, a Guiné-Bissau e Cabo Verde carimbaram o passaporte para a competição. A primeira nem precisou de jogar, classificando-se em segundo lugar no grupo A, beneficiando da derrota caseira da Serra Leoa diante de Nigéria comandada pelo português José Peseiro por 2-3.
Já os “tubarões azuis” – a selecção de Cabo Verde – garantiram a sua 4ª participação derrotando em casa o Burquina (3-1) que já estava classificado. A vitória de Cabo Verde eliminou o Togo.
Os dois grandes, Angola e Moçambique, apenas dependem de si para chegar ao CAN e na próxima jornada podem carimbar o passaporte. Os Palancas Negras vão receber, no Lubango, a fraca equipa do Madagáscar, a última classificada no grupo. Neste grupo o Gana lidera com nove pontos e a República Centro Africana tem sete, os Palancas Negras, com oito, podem classificar-se até com uma derrota, caso o Gana vença. No entanto, com uma vitória a selecção angolana passa directamente para a fase final, um resultado perfeitamente ao seu alcance.
Já os Mambas – Moçambique -, segundo do Grupo L, com sete pontos, necessitam apenas de um empate na recepção ao Benin no estádio nacional do Zimpeto. O Senegal, líder destacado, está há muito classificado.
Equipas qualificadas após a quinta jornada: Costa do Marfim (país anfitrião), Argélia, Tunísia, Senegal, Burquina Faso, Guiné Equatorial, Marrocos, África do Sul, Egipto, Zâmbia, Nigéria, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mali.
Equipas eliminadas : Botswana, Madagáscar, Lesoto, São Tomé e Príncipe, Libéria, Sudão do Sul, Níger, Togo, Serra Leoa, ESwatini, Comores, Ruanda.