Lançada 1ª pedra do monumento a Samora Machel em Harare

No segundo dia da visita de Estado do presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o Zimbabwe decidiu homenagear o primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel, pelo seu comprometimento e apoio à luta de libertação do Zimbabwe.
Assim, foi lançada a 1ª pedra de um mural de homenagem a Samora Machel localizado no Museu de Libertação de África, em Harare, a capital do país.
“Saudoso camarada Samora Moisés Machel, estamos a desfrutar os frutos dos seus esforços, destemidos na libertação da África Austral”, referiu Emmerson Mnangagwa, o presidente do Zimbabwe na sua intervenção.

Já Filipe Nyusi disse que “o acto marca o reacender da chama da amizade, fraternidade e solidariedade entre os povos de Moçambique e do Zimbabwe e de toda a África que Samora Machel manteve sempre viva até à sua morte. Por isso esta homenagem é também uma homenagem aos combatentes nacionalistas.” E terminou: “Hoje lutamos para o levantamento das sanções de que o país é alvo e que bloqueiam as perspectivas do desenvolvimento e adiam o sorriso das crianças.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...