Jovem morre electrocutado ao furtar cabos eléctricos

Um jovem, aparentemente com 25 anos, morreu electrocutado, na madrugada de quinta-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, quando tentava furtar cabos eléctricos de média tensão, junto a um poste de iluminação pública.

O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), agente Francisco Calei, explicou, ontem, que a instituição tomou conhecimento do incidente, que ocorreu junto ao antigo estaleiro da empresa de construção civil Zagope, nas imediações do bairro Macueva, através da população, que assegura que o jovem fazia parte de um grupo de marginais, que, ultimamente, tem estado a vandalizar vários bens públicos, com realce para sarjetas, cabos eléctricos, entre outros equipamentos, para serem vendidos em locais onde se compra material ferroso.

O porta-voz do SIC informou que o corpo, que ainda não foi identificado por familiares, encontra-se na morgue do Hospital Geral do Cuando Cubango, tendo, por outro lado, apelado à população no sentido de evitar este tipo de comportamento, que muitas vezes termina em tragédia.

Realçou que casos de roubo de cabos eléctricos e outros bens públicos têm sido frequentes, nos últimos anos, em Menongue, causando grandes prejuízos aos cofres do Estado, na altura da reposição dos equipamentos, para que, por exemplo, a população de bairros periféricos não fique privada do fornecimento de energia eléctrica ou iluminação pública.

Segundo Francisco Calei, é a primeira vez que o SIC regista incidente do género. Acrescentou que o surgimento de locais onde se compra material ferroso tem contribuindo, negativamente, para que até crianças e adolescentes pratiquem acções de vandalismo aos bens públicos.

O SIC, lembrou, apresentou, recentemente, em Menongue, quatro indivíduos detidos em flagrante delito com metais de postes de iluminação solar, que custaram ao Estado cerca de 800 mil kwanzas cada.

Francisco Calei aconselha a população a trabalhar com as autoridades administrativas e órgãos do Ministério do Interior (MININT) na denúncia dos que vandalizam os bens públicos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...