Itália propõe mecanismo de suspensão da dívida para países afectados por eventos climáticos extremos
A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, afirmou que o Governo italiano e os seus parceiros africanos centraram as mais recentes conversações no peso da dívida do continente, tendo Roma oferecido aos países a possibilidade de suspender o reembolso quando forem atingidos por eventos climáticos extremos.
“Hoje, mais uma vez, concentrámo-nos numa questão que é central para África, que é a dívida”, declarou Meloni no encerramento da segunda reunião Itália–África, em Adis Abeba, Etiópia.
“Lançámos uma ampla iniciativa de conversão da dívida para projectos conjuntos de desenvolvimento. A isto acrescentámos a introdução de cláusulas de suspensão da dívida para as nações afectadas por eventos climáticos extremos”, explicou.
Não foram avançados pormenores sobre o modo de funcionamento do mecanismo de suspensão proposto, nem sobre quais os Estados que poderão recorrer a essa possibilidade.
A Itália tem feito da cooperação com os países africanos uma pedra angular da sua política externa, em particular através do seu “Plano Mattei”, que, segundo Roma, visa construir parcerias de longo prazo nos sectores da energia, agricultura e infra-estruturas.
Meloni também participou na sessão plenária da 39.ª reunião ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Adis Abeba.