INAPEM certificou mais de 10 mil empresas
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) certificou, entre 2018 até Junho de 2022, um total de 10.155 empresas a nível nacional, das quais 9.527 classificadas como micro, 350 pequenas e 278 médias.
Ao fazer o balanço do quinquénio, o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, realçou que os sectores do Comércio Geral, Prestação de Serviços, Agricultura, Indústria Transformadora, Construção Civil, Comércio a grosso, Alojamento e Restauração, Transportes e Pesca, destacam-se entre as empresas certificadas.
Constam ainda entre as empresas certificadas as ligadas à actividade de saúde, educação, comércio e manutenção, indústria metalúrgica, edição e impressão, saneamento e higiene pública.
“Estas actividades desenvolvem-se por intermédio dos vários programas de incentivo e apoio a nível ministerial”, frisou João Nkosi.
Foram ainda realizadas acções de acompanhamento ao processo de certificação, apoio ao funcionamento da instituição, destacando em alguns períodos acções voltadas a investimento de capital de modos a assegurar a melhoria contínua do desempenho do INAPEM.
Quanto ao apoio de consultoria e assistência técnica empresarial, João Nkosi sublinhou que o balanço é positivo.
Gestores de empresas
Além da certificação das empresas, o INAPEM através do Projecto de Capacitação de Gestores e Donos de Empresas (SOIK), capacitou 350 gestores de micro, pequenas e médias empresas.
Do grupo de formandos, cerca de 275 são do género masculino e 75 do género feminino, representando as 18 províncias. O projecto SOIK permitiu ainda capacitar 40 formadores bolseiros, que decorreu de forma online.
Foram ministrados temas ligados à gestão empresarial e negócios internacionais, gestão de recursos, gestão de projectos, funções da gestão relacionadas ao planeamento, organização, liderança e controlo.
Contabilidade e gestão financeira, gestão da produção e distribuição, recursos humanos, inglês empresarial, tecnologias de informação, comunicação na empresa, empreendedorismo, vendas, marketing e serviço ao cliente estão também incluídos no programa formativo.
“O momento mais alto da formação foi sem dúvida o módulo GMC (simulador) no qual os participantes puderam simular situações reais da gestão de uma empresa , e testarem os conhecimentos adquiridos para a tomada de decisão”, frisou o PCA.
Destacou que o GMC é uma plataforma de desafio online que promove a interacção entre os diversos departamentos e áreas da empresa, estimula a competitividade interna e externa.
Relativamente ao mercado, o projecto evidencia a capacidade de liderança dos gestores e donos de empresas e a sua criatividade, face à situação financeira das empresas.
Projecto “Envolver” capacita vários técnicos
Para melhor tratamento dos processos ligados ao financiamento empresarial, o INAPEM implementou o Projecto de Apoio ao Acesso a Financiamento “ENVOLVER”.
A iniciativa, que teve início em 2021 até Agosto do corrente ano, permitiu, numa primeira fase, capacitar um total de 310 formandos, dos quais 79 técnicos e chefes de departamento do INAPEM, bem como 231 funcionários bancários.
O projecto tem como objectivo formar trabalhadores dos bancos comerciais, magistrados e oficiais de justiça da sala especializada em matéria comercial.
O INAPEM capacitou, igualmente, trabalhadores do Tribunal de Comarca de Luanda em matérias ligadas à literacia financeira, gestão de empresas, propriedade industrial e intelectual.
O projecto tem o financiamento da União Europeia, com um horizonte temporal de quatros anos, e conta com a parceria do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), ambas instituições portuguesas.