Homenagens a Holden Roberto, Agostinho Neto e Jonas Savimbi comandam debates esta quarta-feira no Parlamento

A Assembleia Nacional suspendeu nessa segunda-feira a discussão da Proposta de Lei que cria a medalha comemorativa dos 50 anos de Independência Nacional, o assunto voltará a mesa dos parlamentares hoje, na especialidade.

Trata-se de um instrumento legal que homenageia os cidadãos nacionais e estrangeiros que deram o seu contributo para o desenvolvimento de Angola ao longo deste período.

Ao adiamento, segundo fontes que não aceitaram gravar a entrevista por considerar o assunto sensível, alegam que a oposição defende a inclusão dos líderes fundadores dos três movimentos de libertação do povo angolano como da FNLA, da UNITA e do MPLA, respectivamente, Holden Roberto, Agostinho e Jonas Savimbi.

Sobre o assunto, o politólogo Agostinho Sicato, considera ser um reconhecimento merecido dos signatários dos acordos de Alvor e, dos pais da independência nacional, enquanto únicos representantes do povo angolano.

“A atribuição de medalhas normalmente é o reconhecimento pelos feitos destes à independência. Se hoje se comemoram 50 anos de independência foi exactamente graças a Holden Roberto, Jonas Savimbi e Agostinho Neto. Estes foram os principais protagonistas dos acordos de Alvor e do processo de luta de libertação”, disse o politólogo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...