Girafas regressam ao Parque Nacional do Iona

Catorze girafas foram transportadas recentemente da Namíbia para o Parque Nacional do Iona, província do Namibe, no âmbito de um projecto de conservação e enriquecimento da biodiversidade, anunciou, ONG sul-africana African Parks, que colaborou nesta operação.

Esta realocação, da qual também participou a Giraffe Conservation Foundation (GCF), foi realizada através de uma viagem de 1.300 quilômetros em que os animais foram transportados em caminhões de uma fazenda localizada no centro da Namíbia até ao parque do Iona.

Embora as populações de girafas tenham diminuído nos últimos 35 anos devido à perda de habitat, caça furtiva e outros factores induzidos pelo homem, os recentes esforços de conservação das girafas “tiveram efeitos positivos e várias populações começaram a se recuperar”, disse a African Parks em um comunicado.

“Este importante esforço demonstra o nosso empenho na conservação do património natural do nosso país”, disse o secretário de Estado do Ministério do Ambiente de Angola, Abias Huongo, na referida nota.

“Juntos, estamos construindo um futuro onde as pessoas e a vida selvagem prosperarão em harmonia”, acrescentou Huongo.
A diretora executiva e cofundadora do GCF, Stephanie Fennessy, explicou que ao introduzir as girafas na sua “área original”, estão a recuperar uma área que “garante a sobrevivência a longo prazo” dos animais e ajuda a reparar “o equilíbrio ecológico da região”.
A natureza do Parque Nacional do Iona, no sudoeste de Angola, é muito semelhante às condições áridas da região do Kunene na Namíbia.
Este projecto seguiu um estudo de viabilidade realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia da Namíbia, onde foram avaliados factores como população de origem, adequação do habitat, dimensões humanas, riscos e viabilidade financeira.

“A reintrodução de girafas em Iona marca um momento crítico na história do parque. Estes graciosos animais vão contribuir para a restauração da biodiversidade e servirão como símbolo do compromisso de Angola com a conservação”, afirmou o Diretor do Parque do Iona, Pedro Monterroso a vários meios de comunicação social.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...