Fundo de Garantia apoia 1. 720 projectos até Agosto
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) atingiu, nos últimos oito meses, um total de 1 720 projectos garantidos e desembolsados a nível do território nacional, informou o administrador da instituição financeira não bancária.
Eduardo Mohamed, que falava sobre os objectivos e vantagens da “Linha de Garantia Diversifica Mais”, evento realizado em Luanda, considera positivos os resultados obtidos até agora, porque vão permitir incentivar o FGC a dar continuidade ao processo com a nova linha de crédito, incluindo as já existentes.
Outro resultado positivo foi a Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis (LAPS), que permitiu assinaturas de acordos com nove empresas.
As parcerias, segundo Eduardo Mohamed, resultaram num processo célere, sobretudo, nas aprovações das garantias, permitindo até à data um total de 500 projectos.
Os programas de actividades do FGC decorrem no âmbito do Plano de Aceleração de Garantias Públicas, que está alicerçado em três pilares, nomeadamente o Programa de Saneamento Angola Investe, que permitiu o resgate de participação junto dos parceiros, o Programa de Criação de Produtos e a Linha de Apoio às Sociedades de Microcrédito.
Outro pilar cinge-se ao programa de comunicação, que possibilitou a maior divulgação quer do FGC, quer de outros produtos.
Sector produtivo
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, assegurou que nas garantias financiadas destacam-se os sectores da Agricultura, Pecuária e Pescas.
Luzayadio Simba garantiu que o FGC vai continuar a trabalhar, sobretudo, na conquista de mais parceiros estratégicos para que o processo do desembolso seja acelerado.
Em relação ao desembolso dos financiamentos, Luzayadio Simba reconhece que existe ainda “alguma morosidade”, fruto, também, da situação macroeconómica que o país atravessa.
“O foco é trabalhar na vertente do crédito e transformar as garantias efectivas”, sublinhou, acrescentando que as garantias se tornam efectivas quando o banco aprova o desembolso.