Filha de Zuma revela ser uma grande defensora da Rússia de Putin

Duduzile Zuma-Sambudla , filha do antigo presidente sul-africano Jacob Zuma, foi acusada de espalhar desinformação pró-russa, no conflito que este país trava com a Ucrânia. As acusações partiram após os seus tweets terem sido analisados pelo governo dos EUA, na sequência dos seus inúmeros posts a elogiar a Rússia e o governo de Vladimir Putin.

Num tweet publicado no domingo, Zuma-Sambudla confirmou que foi entrevistada pela televisão russa. Contudo, Ross Burley, da empresa britânica Information Resilience, afirmou ser impossível relacioná-la directamente com Kremlin, acrescentando que Sambudla-Zuma utiliza indirectamente os seus tweets para influenciar a opinião pública sobre a Rússia em todo o mundo através dos seus mais de 230 000 seguidores.

Apesar da investigação não ter conseguido provar uma relação directa entre Duduzile e o poder russo, ficou demonstrado que, independentemente da intenção, Sambudla-Zuma tem sido o principal amplificador da tendência #IStandwithPutin nas comunidades sul-africanas no Twitter.”

Multiplicação de hashtags pró-russos
Nas últimas 24 horas, Duduzile Zuma publicou seis tweets a apoiar a Rússia e a apresentar Vladimir Putin como o salvador dos africanos. A utilização de certos hashtags, como “I Stand With Russia”, e a sua proliferação nas redes sociais, leva a acreditar que se trata de uma estratégia maliciosa e coordenada.

Refira-se que esta não é a primeira vez que Duduzile é alvo de críticas pelos seus tweets: durante os motins de Julho de 2021, que causaram a morte de mais de 350 pessoas na África do Sul, a filha de Zuma foi acusada de encorajar a revolta.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...