Executivo angolano reforça visibilidade das startups no mercado internacional

O Executivo angolano vai apoiar a presença de startups nos eventos internacionais, a fim de melhorar a imagem do país no mundo e reforçar a capacidade destas na busca de novos investidores.
Executivo quer reforçar visibilidade das startups no mercado internacional, disse nesta Quinta-feira, 27, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, no discurso de abertura da segunda edição do ‘Angola Startup Summit’ que decorre sob o lema “Inovação e Tecnologia como Vector de Imersão das Startups em Angola”.
De acordo com Mário Caetano, é neste sentido, que o Executivo vai apoiar a presença de startups angolanas nos principais eventos internacionais, contribuindo não só para melhorar a imagem de Angola no mundo, como também para proporcionar mercados e reforçar a capacidade destas na busca de novos investidores.
O governante sublinhou que é necessário que todos trabalhem para posicionar Angola entre os melhores ambientes para a criação de startups em África, lembrando que em 2022, o país posicionou-se no 97º lugar do Global Startup Ecosystem Index, num universo de 118 países, subindo 18 lugares relativamente ao ano anterior, classificando-se, porém, como 9.º na África Subsaariana.
Para Caetano, existe ainda um longo caminho a ser trilhado e esperam a força, a determinação e a resiliência da juventude para que possam ir mais longe e assim garantir que nos próximos cinco anos, Angola esteja entre os primeiros três na África Subsahariana, posicionando-se deste modo no mapa global dos principais destinos dos financiamentos para as startups.
“Vamos continuar a apostar na melhoria do ambiente de negócios, mas principalmente criar um ambiente propício para o desenvolvimento do mercado financeiro das startups, fomentando o surgimento de produtos financeiros que vão desde crowdfunding, investidores anjos (angel investors), capital de risco (venture capital), microcrédito, até créditos bancários. O produto financeiro escolhido por uma startup depende das suas necessidades específicas, modelo de negócios e estágio de desenvolvimento”, disse.