EUA querem aprofundar parceria com Angola
Os EUA continuarão a privilegiar a parceria estratégica com Angola nos diversos domínios, com vantagens recíprocas, afirmou esta quinta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho Executivo da Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional deste país, Scott Nathan.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, o enviado especial do Presidente americano referiu que a parceria com Angola visa o desenvolvimento e a prosperidade dos dois Estados, e não só.
“Aproveitamos a ocasião para, em nome do Presidente Joe Biden e do Governo americano, felicitar o líder angolano por ter sido eleito para mais um mandato presidencial de cinco anos”, disse Scott Nathan, que assistiu, hoje, na Praça da República, à cerimónia de investidura do Presidente e da Vice-Presidente da República, João Lourenço e Esperança Costa, respectivamente.
Sobre o discurso de investidura do Chefe de Estado angolano, o representante americano destacou, entre outros, aspectos ligados à governação, à transparência, às reformas, ao combate à corrupção, à segurança regional e às prosperidade económica.
Scott Nathan chefiou a delegação americana na investidura do Presidente angolano, composta pelo embaixador dos EUA em Angola,Tulinabo Mushingi, e por Andrew Robert Young, adjunto do Comandante de Relações Civis-Militares do Comando Militar daquele país para África.
Ainda hoje, o Chefe de Estado angolano manteve um encontro com o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e recebeu em audiência o vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Japão-União Africana, Sakurada yoshitaka, e o presidente do parlamento da Argélia, ibrahim Boughali.