EUA garante 3,5 milhões de dólares para modernização de infra-estruturas

Os Estados Unidos podem disponibilizar 3,5 milhões de dólares para Angola aprimorar e modernizar infra-estruturas e a gestão de políticas públicas. A informação foi avançada ontem pela directora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, durante uma visita ao Porto do Lobito, na província de Benguela.

“Quero aproveitar esta oportunidade aqui no Porto do Lobito para anunciar que vamos trabalhar com o Congresso do meu país para fornecer mais recursos ao Governo de Angola, com o objectivo de actualizar e modernizar as infra-estruturas e a gestão das políticas públicas”, disse Samantha Power.

Além disso, Samantha Power acrescentou que os cidadãos angolanos serão directamente beneficiados com o desenvolvimento da infra-estrutura de transporte, por meio do Corredor do Lobito, que ligará a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados comerciais regionais e globais através do Porto do Lobito, em Angola.

“Fico contente em anunciar uma nova parceria entre a USAID e o Ministério dos Transportes de Angola. São acordos que podem proporcionar novas oportunidades ao sector privado”, disse, acrescentando que “se prevê a criação de milhares de empregos ao longo deste Corredor”.

Por sua vez, o ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, lembrou que há mais de dois anos que o país está empenhado em transformar o Corredor do Lobito numa via de transporte crucial para a comercialização de minerais e outros produtos em África. “Nunca imaginaríamos que os resultados poderiam impactar de forma tão abrangente as economias de Angola, da República Democrática do Congo e da Zâmbia”, afirmou o ministro. “Agora temos o Corredor do Lobito transformado numa infra-estrutura vital para a parceria dos Estados Unidos e União Europeia com África, sendo uma peça fundamental na política e geoestratégia global sempre que se aborda o comércio internacional e intercontinental”, acrescentou Ricardo d’Abreu.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...