Empresas que operam na Zona Económica Especial vão ter crédito facilitado
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo vão assinar, esta quinta-feira, um memorando de entendimento que vai facilitar as garantias de crédito das micro, pequenas e médias empresas que desenvolvem a sua actividade na ZEE.
Segundo uma nota de imprensa, o memorando vai ser rubricado pelo presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, e pelo presidente da ZEE, Manuel Pedro.
Nesta parceria, diz a nota, FGC assume o compromisso de conceder garantias públicas, após análise de risco de crédito, para os projectos que apresentem viabilidade técnica, económica e financeira, fundamentalmente às Micro, Pequenas e Médias Empresas, incluindo Startups e Cooperativas, que cumprirem com os requisitos de acesso à ZEE.
A ZEE prestará, neste acordo, apoio aos beneficiários dos produtos e/ou linhas de garantias públicas em vigor, em desenvolvimento e/ou a ser criada pelo FGC.
“O memorando tem como objectivo estimular e dinamizar a criatividade e a produção interna, em consonância com o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), bem como incentivar a criação de Garantias Públicas com a cobertura de até 75% do capital financiado e com juros bonificados, para as MPMEs, Cooperativas e Startups que, mediante o cumprimento dos requisitos de acesso, implementem os seus projectos na ZEE, ou nela já se encontrem instalados, a exercer uma actividade de natureza industrial ou comercial”, sublinha o documento.