Empresa líder no sector agro-alimentar espanhol cada vez mais comprometida com o mercado angolano

A Pascual, uma empresa líder no sector agro-alimentar espanhol, atingiu um novo marco ao iniciar, pela primeira vez na sua história, a produção de leite em África. A Pascual, que irá central o seu negócio no fabrico e comercialização de leite em Angola, espera obter, dentro de cinco anos, um volume de negócios de 100 milhões de euros, tornando-se assim a maior empresa leiteira local, juntamente com a Refriango, uma das mais importantes empresas do país.

A empresa é actualmente líder no negócio dos iogurtes de longa duração em Angola, onde opera há mais de 25 anos através de um modelo de exportação e tem uma quota de mercado de mais de 50% neste tipo de produtos. Os bons resultados no país africano levaram a Pascual a desenvolver um plano ambicioso para multiplicar por 12 o seu volume de negócios em Angola até 2028.

Desta forma, a Pascual, no total, irá produzir e comercializar 19 produtos em Angola, tendo a ambição de liderar o mercado de lacticínios no país nos próximos anos. Tudo isto graças ao mais avançado complexo industrial em Angola, desenvolvido em conjunto com a Refriango.

A Pascual está também a estudar a viabilidade de outros projectos em Angola, dado o grande potencial de crescimento e desenvolvimento do sector agro-alimentar do país.

A empresa espanhola posiciona-se assim como uma das pioneiras empenhadas em desenvolver mercados africanos: “A nossa presença em Angola há mais de 25 anos com os nossos iogurtes tem excedido as nossas próprias expectativas. Já somos líderes neste segmento e estamos determinados a ser a referência em produtos lácteos e a continuar a abrir novas linhas de negócio. Queremos contribuir não só para o desenvolvimento económico de Angola, mas também para o seu desenvolvimento social. A nossa ambição é tornar o país auto-suficiente, sem depender de importações, com produtos nutritivos da mais alta qualidade e gerando emprego em toda a região”, referiu o Director Internacional da empresa, Tomás Meléndez.

Já para Diogo Caldas, CEO da Refriango, “é um grande privilégio para a Refriango associar-se à Pascual para desenvolver o sector leiteiro em Angola. A procura constante de soluções inovadoras que satisfaçam as necessidades e gostos dos nossos consumidores está na nossa génese, e o desenvolvimento de produtos lácteos complementa à nossa carteira e assegura o desenvolvimento da cadeia de valor. Além disso, acreditamos ter feito um bom trabalho no sector industrial que nos permite ter um nível de reconhecimento e capacidade para oferecer ao nosso parceiro a produção de produtos da mais alta qualidade.”

Angola serve de modela à internacionalização
O sucesso obtido Angola, tem encorajado a empresa a desenvolver os seus planos de produção na América Central, África e Sudeste Asiático, reproduzindo o modelo angolano noutros países onde já tem presença através das suas exportações. Com a ajuda de parceiros com um historial fiável e consolidado, como a Refriango em Angola, a Pascual espera atingir um volume de negócios internacional total de 125 milhões de euros em três anos.
Até agora, a presença internacional da Pascual tem sido baseada numa estratégia de exportação, com a qual tem conseguido uma presença em 60 países, com um volume de negócios de cerca de 46,6 milhões de euros, 6% do seu negócio total.

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