Diagnosticados mais de 21 mil casos de malária no Bengo

Vinte e um mil 550 casos de malária foram diagnosticados, de Outubro de 2022, a presente data, em Caxito, pela direcção provincial dos Serviços de Saúde (DPSS) do Minint/Bengo.
Este número representa um aumento de 50 ocorrências em relação ao igual período do ano anterior.
Neste período foram também registados 15.021 casos de febre tifóide, 1.052 de hipertensão arterial e 1.006 de infecções urinárias, informou à ANGOP, o director da instituição, superintendente António José Stone, à margem do conselho consultivo do Minint/Bengo.
Ainda assim, o conselho considerou estável a situação sanitária das forças da instituição e recomendou a alteração do modelo de estruturação dos relatórios estatísticos.
O director provincial do Serviço Penitenciário do Bengo, comissário Prisional Manuel Maria Tavares Culeca, apelou a DPSS no sentido de criar condições para a contínua formação dos técnicos de saúde, de modo a prestarem um atendimento mais profissionalizado e humanizado aos efectivos e a população em geral.
Reunido durante dois dias, o conselho consultivo do Minint/Bengo traçou novas estratégias para o futuro e solicitou a criação de uma cultura eficiente na assistência médica e medicamentosa aos pacientes.
A Direcção Provincial dos Serviços de Saúde (DPSS) controla 136 efectivos, entre médicos, enfermeiros e técnicos distribuídos em 12 unidades sanitárias de diversos órgãos do Minint/Bengo.